No dia 26 de julho a Juventude Palotina do Rio de Janeiro retomou, através da ferramenta Google Meet, o Reavivar, com o tema “Vida de Oração durante a Pandemia”. O encontro contou com aproximadamente vinte e cinco pessoas, além das jovens líderes da JP, Beatriz Moura e Beatriz Pimenta, e dos seminaristas dirigentes Hugo Magno SAC e Rafael Rios SAC.
Beatriz Pimenta nos conduziu pelo ponto de partida localizado Mt 6, 7-15, quando Nosso Senhor Jesus Cristo ensina aos discípulos como orar; também, iluminados pelo Catecismo da Igreja Católica, conhecemos que a vida de oração se trata do estabelecimento de uma bela relação de diálogo entre nós e Deus.

Durante a pandemia atravessamos diversas tempestades, como alguns puderam partilhar dessa dimensão ao fim do encontro, mas devemos ter a certeza que o Senhor Jesus nunca dorme, mas sempre acalma as nossas tempestades (Mt 8, 23-26). E falando de tempestades, a videoconferência contou com a especial presença espiritual de Santa Teresinha do Menino Jesus, uma santa que soube lidar com suas tempestades interiores.
Na vida de Santa Teresinha vemos a concretude de uma realidade onde podemos experimentar as distrações na oração, o sentimento de vazio interior, a aridez ou a aversão a oração, mas, ainda que tudo isso ocorra em nossa espiritualidade, não devemos abandonar a fidelidade e desistir de perseverar, ainda no mínimo que seja.
Por fim, através dos ensinamentos de nosso fundador, S. Vicente Pallotti, aprendemos que “uma vida […] consiste na perfeita observação espiritual da Cruz de Nosso Senhor Jesus Cristo e no tornar-se semelhante a ele na vida humilde, pobre, laboriosa e desprezível” (OOCC, III, p. 60), ou seja, que na simplicidade e humildade do nosso cotidiano podemos encontrar o Apóstolo do Eterno Pai.
Que a Virgem Maria Rainha dos Apóstolos, que soube guardar tudo em seu coração, nos ilumine e acompanhe durante os caminhos interiores de nossa alma, fazendo frutificar os ensinamentos de oração que o seu Filho nos deixou.
Rafael Rios da Silva, SAC