Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo em Odivelas

Comemorando a Solenidade do Santíssimo Corpo e Sangue de Cristo, acolhemos ontem (11 de junho) na nossa comunidade de Odivelas o Sr. Bispo D. Joaquim Mendes, que presidiu à eucaristia celebrada no Jardim da Música, pelas 18h30.

Por motivos conhecidos por todos, no âmbito da pandemia de Covid-19, não foi possível fazer a habitual procissão pelas ruas da cidade, mas a festa não foi menos digna e cumpriram-se sempre as regras de distanciamento social, uso de máscara e de álcool-gel.

Na sua homilia, o bispo auxiliar de Lisboa refletiu sobre a importância fulcral da eucaristia na vida do cristão e relacionou-a com o tempo que vivemos. “Precisamos do amor de Jesus e da Sua força para resistirmos ao cansaço e ao desânimo. Precisamos de Jesus para resistirmos a esta pandemia. (…) A eucaristia é o nosso alimento, o que nos dá alento e esperança. Jesus é, Ele próprio, o alimento que nos sacia. «Eu sou o pão vivo que desceu do Céu, quem comer deste pão viverá eternamente».

D. Joaquim Mendes afirmou ainda: “A eucaristia une-nos a Cristo mas também uns aos outros”, reforçando depois a ideia de que a comunhão acontece com Deus e com os irmãos. “Comungamos o mesmo pão, edificamo-nos como Igreja, formando um só corpo, como ouvíamos na 2.ª leitura. Somos o corpo eclesial do Senhor. (…) Participar e alimentar-se da eucaristia é inserir-se num corpo que não admite a divisão (…) e se essa participação é consciente e verdadeira, torna-nos pão repartido para os outros, numa vida entregue, doada e gasta no serviço pelos outros, como aquela dos pais pelos filhos”. Por fim, o pastor referiu a importância de cultivarmos todos os dias uma cultura do encontro e de promoção da paz em todas as dimensões da nossa vida.

A Paróquia de Odivelas agradece e alegra-se pela presença do Sr. Bispo entre nós!

Agradecemos ainda a cedência do Jardim da Música pela Câmara Municipal de Odivelas e a presença do Presidente da Junta de Freguesia de Odivelas na celebração, bem como o esforço de todos os intervenientes, nomeadamente os que participaram na confecção dos tapetes e na organização (incluindo de forma especial as autoridades de Saúde e toda a equipa de apoio).