“Todo aquele que, no próprio estado, de acordo com as próprias forças, confiando na divina graça, se empenhar quanto lhe seja possível na propagação da santa fé, poderá merecer o nome de apóstolo e tudo que fizer para tal fim será seu apostolado.” (OO CC III, 142)
É impressionante como o simples fato de enviar uma imagem com a frase de um santo a cada dia é capaz de gerar tantas reflexões e frutos em pessoas espalhadas pelo mundo inteiro. Parece algo tão simples encaminhar uma imagem, postar no status, no Instagram ou no Facebook, mas todos nós que divulgamos as frases de São Vicente Pallotti recebemos inúmeros comentários e partilhas que nos edificam e nos animam a continuar enviando as imagens.

Entre os vários comentários que recebemos é muito frequente algo como: “Esta frase de hoje era o que eu precisava ler”, ou “Parece que São Vicente Pallotti está falando comigo hoje”, ou ainda “Obrigado, continue enviando porque eu coloco em algum grupo ou página”. São sementes que estão sendo plantadas em muitos corações e que produzem frutos na Igreja e na sociedade e o que também nos mostra um dos nossos maiores colaboradores na divulgação dos pensamentos de Palloti, Dom Julio Endi Akamine SAC, Arcebispo de Sorocaba:
“Tenho postado as mensagens de Pallotti no Instagram e no Facebook: o primeiro conta com 6.900 pessoas seguindo e o segundo com 33 mil. As reações e os comentários não se referem a São Vicente Pallotti, mas ao conteúdo das postagens. Normalmente são de acolhida aos conselhos, de surpresa pela elevação de olhar e de desejo, de súplica quando o ideal apresentado se revela muito exigente, de comunhão de sentimentos quando toca o coração, de humilde penitência quando desmascara o pecado. Pallotti continua em segundo plano, e é isso que mais me toca: parece que até nisso Pallotti continua a repetir: “a Deus a glória, a mim o desprezo!” Nada mais palotino e mais cristão do que isso: a mensagem vale pela sua aderência ao Evangelho, por traduzir de maneira vivencial a sua força de transformação, pela verdade que comunica. Em tempos de uma busca desequilibrada pela popularidade, pela obcecada busca de curtidas e pela falsa celebridade, Pallotti continua um desconhecido. Nada mais próprio dele: ele continua indo “contra a corrente” e fazendo isso continua me ensinando a ser mais Palotino e me advertindo contra o perigo de perder Cristo para as curtidas e likes.”

Com o pensamento de São Vicente Pallotti que “Deus mesmo será a recompensa de sua generosidade”, agradecemos a todas as pessoas que colaboram diariamente na divulgação das frases de nosso fundador, a todas as pessoas que simplesmente leem as frases e se deixam transformar por elas, a todos os que contribuem direta ou indiretamente na elaboração destas frases, em especial à nossa cooperadora e membro individual da UAC, Renata Franco que se dedica a buscar as frases e editá-las cada dia, há quase 03 anos, ao Fráter Rafael Rios, SAC e ao Pe. José Luiz, SAC, que participam ativamente da edição das frases diariamente.
Que o apostolado das reflexões diárias de São Vicente Pallotti seja para a maior glória de Deus, pois era esse o objetivo de todas as ações de nosso fundador.
“Deus em tudo e sempre!” São Vicente Pallotti
Ir. Ellen Cirila, CSAC