Na tarde do dia 06 de Junho, a UAC do Rio de Janeiro se reuniu em mais um sábado para a formação mensal do grupo. As formações do grupo vêm acontecendo por videoconferência devido ao distanciamento social sempre ao primeiro sábado do mês.
Este mês tivemos a apresentação e partilha do Capítulo três da Exortação Apostólica do Papa Francisco, Amoris Lætitia, sobre o amor na Família, onde o Padre José Luiz SAC elucidou os tópicos do capítulo sobre a Vocação da Família, onde o Papa Francisco nos leva a refleti-la como Dom de Deus, que na encarnação de Seu Filho Jesus, recupera e realiza plenamente o projeto Divino e nos mostra a Família de Nazaré, e assim também nos recorda São Vicente Pallotti, como exemplo perfeito dessa vocação e da qual mais ainda devemos buscar nos aproximar e seguir como modelo de busca de santidade, mesmo diante de nossas imperfeições e fragilidades.
“Cada família, mesmo na sua fragilidade, pode tornar-se uma luz na escuridão do mundo.” (Amoris Lætitia, n 66)

O capítulo do documento estudado também nos recorda o Matrimônio como um Sacramento visível da graça invisível que precisa ser resgatado para que não seja uma convenção social, um rito vazio ou mero sinal externo de compromisso. Entender o que é o matrimônio e evitar os juízos ao exprimir a doutrina é um caminho que nos leva a estar mais próximos das situações difíceis, imperfeitas e do que fere as famílias, buscando assim estar mais atento ao modo como as pessoas vivem e sofrem por causa de suas condições. Nossas famílias devem ser Igrejas Domésticas, que fazem da nossa Igreja uma Família de Famílias! O estudo da exortação tem sido o tema das reuniões do grupo e nos convidam a refletir sobre as dificuldades e necessidades das famílias no mundo atual.