“Busquemos a Deus, busquemo- lo em todas as coisas e sempre o encontraremos e Nele seremos salvos.” OCL II, 206.
Foi o que São Vicente Pallotti respondeu ao conde Plebani, em uma carta que o enviará em setembro de 1837, o ano em que houve uma pandemia de cólera que ceifou a vida de muitos.
Hoje, vivemos algo semelhante com a pandemia do Coronavírus (COVID 19). Há um grande número de pessoas infectadas por este vírus e muitos falecidos. E a cada dia que passa esses números só aumentam.
A Igreja cumprindo o seu papel de mãe e atendendo a determinação das autoridades civis, suspendeu as missas públicas e fechou as igrejas. Isso, com o fim de não gerar aglomerações e assim impedir o contágio.
São Vicente Pallotti no tempo da cólera não esmoreceu, pelo contrário usou de todos os meios ao seu alcance para não deixar o povo de Deus sem o auxílio espiritual necessário , principalmente nestes períodos de dificuldade onde somos tentados a pensar que Deus nos esqueceu, principalmente agora quando vemos nossas igreja fechadas.
Seguindo o exemplo de nosso Pai fundador e movidos pelo seu espírito apostólico, a comunidade do Seminário Maior Palotino junto com os padres do Santuário da Divina Misericórdia em Vila Valqueire, estamos realizando diariamente missas, adoração ao Santíssimo Sacramento, a oração do terço, tanto o da Misericórdia quanto o Mariano, clamando a Jesus o Enviado do Eterno Pai o fim desta doença.
Todos esses momentos de oração estão sendo transmitidos via internet, no Facebook do Santuário da Divina Misericórdia e no Instagram do Seminário Palotino (@smpalotino). Não deixaremos os nossos irmão e irmãs sem o auxílio espiritual necessário. E assim como Pallotti, usaremos de todos os meios ao nosso alcance para neste período difícil, Reavivar a Fé e Reacender a Caridade. Pois confiamos na Misericórdia do Pai, que não nos abandonará.
Sem. Michael Douglas Santos Santana