Sair com Cristo ao Encontro de todas as Periferias

No que toca à reunião de leitores, neste ano pastoral na Paróquia do Santíssimo Nome de Jesus em Odivelas optámos por reflectir e trabalhar dois temas: “Sair com Cristo ao encontro de todas as periferias” e “Maria levantou-se e partiu apressadamente”. À semelhança do ano passado, eu, juntamente com o Sr. Pe. Juliano que é o nosso responsável, e com a ajuda de mais alguns leitores, alinhavámos uma série de reuniões para desenvolver até Junho.

Na primeira reunião de Leitores, que realizámos em Outubro, identificámos que o primeiro obstáculo para ir ao encontro das periferias é a INDISPONIBILIDADE. E que a indisponibilidade é uma enorme periferia. Como podemos combater essa periferia? Maria, na sua simplicidade mostrou sempre uma enorme disponibilidade. Foi sobre isso que o nosso convidado, o diácono Alcino, trabalhou a sua palestra.

Na segunda reunião, que ocorreu em Dezembro, chegamos a acordo que uma outra periferia que temos é a ingratidão. Como combater essa periferia? Quem foi a pessoa mais grata? Daí surgiu o Magnificat de Nossa Senhora, como exemplo de que não podemos ser ingratos. A irmã Maria Mendes apresentou o tema Magnificat de Nossa Senhora, e trouxe uma série de questões nas quais trabalhámos em pequenos grupos. No final fizemos uma pequena partilha.

Depois da Disponibilidade, e da Gratidão, para esta terceira reunião (22 de Janeiro) pensámos no tema: Perseverança. A perseverança de Maria… E como periferias (obstáculos) a esse tema temos a desistência, o desinteresse… quem poderia abraçar este tema e apresentá-lo aos leitores da nossa paróquia de Odivelas, foi o Grupo de Jovens Marianos conseguiu explanar esta perseverança de Maria. Pois são o exemplo vivo de combate às periferias. São o sair com Cristo, levando a Mãe às Periferias.

Andre Silva