Em preparação para Solenidade da Imaculada Conceição de Nossa Senhora, a padroeira da paróquia em Cachoeiras de Macacu, celebramos o tríduo, que foi presido pelos padres que tem origem nesta paróquia.
No primeiro dia, 5 de dezembro, o nosso convidado foi o Pe. Rodrigo Fonseca, atual Reitor do Seminário Diocesano em Nova Friburgo. O Celebrante explicou o significado do Advento durante a qual Deus oferece a cada dia os sinais para que possamos nos aproximarmos dEle. Escutamos o forte apelo de vigiar, nesta palavra resume-se todo o sentido do Advento. Vigiar para poder perceber os sinais de Deus, descobrindo-os a cada dia, poderei dizer que creio mais do que ontem.
Na sexta-feira tivemos a presença do recém ordenado Pe. Isaías de Sousa Sá, atual vigário da catedral em Niterói. Devemos olhar para Imaculada Conceição e a Ela pedir que nos ajude a aumentar a nossa fé, para que possamos com tranquilidade de coração aproximar se de Deus Misericordioso que espera por nós.
O tríduo foi concluído com a celebração presidida pelo Pároco e Vigário Episcopal, Pe. Lucas Kaczmarek. Assim como Maria temos uma vocação, um chamado de Deus para nossa vida. Quando abrimos o nosso coração para O Pai dos Céus, descobrimos como viver para ter felicidade nesta vida e na vida eterna.
No dia da festa, o vigário paroquial, Pe. Artur Karbowy, celebrou as Santas Missas na parte da manhã, com a benção dos idosos e a benção dos doentes. Mostrou que todos recebemos um dom específico de Deus e através de Maria, nos mostra e ensina pelo exemplo dela como podemos usar o que recebemos de Deus. Mostra o caminho que leva à verdadeira felicidade. No fim da Missa a Pastoral da Saúde junto com os enfermos fizeram a emocionante coroação de Nossa Senhora.
As 18:00 horas começou a solene procissão, conduzida pelo Reitor Regional dos palotinos, Pe. Estevão Lewandowski, com a imagem da padroeira, saindo da capela do Sagrado Coração de Jesus. Percorrendo as ruas da cidade mostramos a nossa gratidão para aquela que respondendo “sim” aos planos de Deus trouxe o Salvador ao mundo.
Pe. Estevão lembrou a importância de Maria na história da humanidade, que através das várias aparições no mundo inteiro, acompanhou os seus filhos e filhas com as graças necessárias. No fim, fez um apelo para consagrarmos as nossas vidas a Imaculada Conceição, para Ela nos ajudar em nossa vida.
No fim da celebração as crianças da catequese de toda paróquia, fizeram a homenagem à Mãe de Deus, coroando a imagem da Imaculada Conceição.