Jovens de Itaipu na Missão Palotina em Itaperuna.

De 10 a 13 de outubro de 2019 aconteceu a missão Palotina em Itaperuna, organizada pela Juventude Palotina. “ Reavivar a Fé e reacender a caridade e propaga-las em todo o mundo (S. Vicente Pallotti) ”.  A missão aconteceu nas Paróquias de Santa Rita e São Benedito, onde trabalham os padres palotinos.

Em 2012, a paróquia de São Sebastião de Itaipu acolheu também está missão. Neste ano, 3 jovens: Thayná Soares, Thayná Vignoli e Paolla Sousa, representaram a nossa paróquia nesta missão, saindo de Niterói, enfrentando longas horas de viagem de ônibus, até chegar em Itaperuna, com corações abertos para dar e receber, nesta bonita iniciativa Palotina.

Para saber como foi, nada melhor do que saber delas, o testemunho de como foi participar desta missão, e já fica o convite para os jovens de itaipu, quem sabe, participar na próxima missão em 2020! Que São Vicente Pallotti e os Beatos Palotinos, intercedam por toda juventude – amém!

 Missionária Thayná Soares:  alguns já sabem que nesse final de semana eu abdiquei da rotina normal do dia a dia e das festas e saídas com os amigos para estar em uma Missão Palotina, muitos me perguntaram como foi e como me senti e vim aqui para deixar registrado essa experiência que para falar a verdade eu não sei nem o que dizer!! O objetivo da missão era levar o amor de Deus às pessoas daquele lugarzinho lindo, acho que posso dizer que aprendi muito mais sobre amor do que levei, não foi fácil, mas ninguém disse que seria, só as 10 horas de viagem dentro de um ônibus já diz muita coisa, mas foi incrível, fomos bem recebidos em umas casas, não tão bem assim em outras, uns diziam não, mas os outros, sim, faziam valer a pena cada passo em baixo daquele sol quente de Itaperuna, passamos por lugares carentes, outros nem tanto, eu só sei que voltei com muitas histórias registradas no meu coração e que vou levar cada uma delas pra minha vida e para  minhas orações, foi muito bom conhecer o povo itaperunense, a família linda que nos recebeu e poder compartilhar das experiências e da fé com muitos ali presentes! Foi incrível Itaperuna, e que venha a MP 2020.

Missionária Thayná Vignoli: Para quem não sabe, fazer Missão não é fácil! Você tem que ter coragem de bater na casa dos outros, de uma realidade totalmente diferente que a sua, e ainda falar de Deus com elas, podendo receber vários “nãos”, ser zombado por outros, mas também ser muito bem recebido como muitas casas nos receberam, nos oferecendo uma hospedagem, água, um sorriso, admiração (por ser jovens fazendo isso), e até um abraço! E por falar em abraço eu fui escolhida por Deus para ganhar um dos abraços mais gostosos e genuínos, que recebi nos últimos tempos! Essa menina linda que vocês estão vendo na foto, me pegou de jeito ontem. Ao bater palma na casa dela, ela simplesmente abriu o portão, saiu correndo em nossa direção (éramos em 5), eu abaixei pra ficar na altura dela, e ela simplesmente me deu um abraço tão apertado, que vou levar pra sempre em meu coração e minha vida! O nome dela é Suellen com 3 aninhos, e com simples gesto, me fez pensar, que a melhor coisa que fiz esse final de semana, é ter vindo nessa missão, e ter falado Sim a Deus e estar no caminho dele! Peço que rezem por ela, a sua família é muito humilde e ela tem um irmãozinho de 5 dias (Carlos), e sua mãe Joana (na segunda foto). Missão é literalmente uma “MISSÃO”, você vai ver cada coisa, cada situação que até mesmo você acha que não sabe como sair dela, mas Deus está com você, e se eu estivesse que dar um concelho a todos que eu conheço, seria para fazer uma Missão. Nós saímos dali outras pessoas, as vezes um simples gesto como a Suellen, te faz ver o sentindo de tudo para a vida… Deus!

Missionária Paolla Sousa:  “Se creres verás a glória de Deus. ” Esse foi o tema da Missão Palotina de 2019. Minha primeira (de muitas) missão com a Juventude Palotina. Foram 8 horas de viagem de Niterói a Itaperuna, mas graças a Deus o ônibus era bem confortável e consegui descansar bem. Dias de sol, lindos e quentes, mas nada foi capaz de tirar de nós a alegria de poder visitar as casas. Ir em missão para uma cidade em que não conhece ninguém, sendo ela bem distante da nossa casa e bater de porta em porta para conversar, partilhar a Palavra de Deus, rezar e aprender a cada casa que entramos é de uma CORAGEM que só quem ama a Deus tem. Mais uma vez Deus me capacitou para ir anunciá-Lo às pessoas. Mostrou desde o início que se eu acreditasse Ele faria milagres em minha vida. Da forma mais simples Deus me formou, me moldou e me mostrou que ir em missão é minha vocação. Se deixar guiar pelo Espírito Santo confiando que Ele nos dá tudo e não nos tira nada é a melhor abertura de coração que podemos ter para sermos melhores a cada dia.

No primeiro dia não encontrei nenhuma realidade tão diferente do que estava acostumada. Visitamos pessoas protestantes e católicas e a maioria delas abriram as portas, nos ouviram e rezaram conosco mostrando que Deus nos une em uma só voz, em um só coração, o Dele. No segundo dia Ele deu sentido a missão, a minha missão. Numa mesma rua encontramos uma senhora católica que estava acamada e se emocionou quando pedimos para rezar por ela e com ela. Aquela casa me deu mais do que eu merecia. Na casa vizinha visitamos uma senhora de 92 anos que era cega, estava tão feliz ao nos encontrar! Se alegrou de tal maneira que por pouco não ficamos por lá mesmo. Hahaha !!

São estas pessoas que nos dão esperança, que fazem com que nós possamos crer cada vez mais em Deus e perceber que com Ele temos tudo e nada nos deixa faltar. Encontramos jovens que mesmo afastados nos receberam com carinho, rezaram conosco e percebemos o quanto eles sentem falta de uma vida em Deus.

Só tenho gratidão a Deus por tudo que vivi nesse fim de semana, pelas pessoas incríveis que conheci, pelo carinho que nos deram, pela juventude que não se deixa abater por este mundo, e dizer que #SOMOSMELHORESJUNTOS!