Visita da Cruz Peregrina e de estandarte

Em outubro, a Igreja está vivenciando em todo o mundo o Mês Missionário Extraordinário, proclamado pelo Papa Francisco, por ocasião do centenário da promulgação da Carta Apostólica “Maximum Illud”, do Papa Bento XV, e que traz como tema: “Batizados e enviados: a Igreja de Cristo em missão no mundo”.

Põe essa ocasião nesta quarta-feira, 9 de outubro, a paroquia da Imaculada da Conceição em Cachoeiras de Macacu recebeu a Cruz Peregrina e de estandarte. Acolhimento desses símbolos do empenho missionários aconteceu na capela do Sagrado Coração. As 18:00 em vigília rezemos na intenção do Santo Padre, das missões e para podermos descobrir na nossa vida o desejo de sermos cada vez mais missionários e ir ao encontro dos irmãos da nossa paróquia. Como ação concreta trazemos o leite em pó para pessoas assistidas pela Pastoral da Criança.

Depois começou a Santa Missa presidida pelo Pe. Artur Karbowy durante a qual ele explicou o significado e origem da Cruz Peregrina e do estandarte. A Cruz Peregrina e Missionária recorda a Páscoa de Jesus que ilumina a vida e a missão. Faz memória da evangelização dos povos da América Latina. Ela expressa o amor infinito de Deus e salvação da Humanidade. Hoje, a cruz continua inspirando a evangelização dos povos e animando a espiritualidade da ação missionária. No dia 9 de julho de 2015, o Papa Francisco abençoou 40 cruzes missionárias em sua visita na Bolívia, e as entregou a cada país das Américas como forma de preparação para o 5º Congresso Missionário Americano (CAM 5) que aconteceu em julho de 2018. A Cruz Missionária original destinada ao Brasil se encontra na sede das Pontifícias Obras Missionárias, em Brasília.