Encontro internacional de formadores palotinos

Cada seis anos, acontece o encontro internacional dos formadores palotinos em Roma. Desta vez, se deu entre os dias 11 e 17 de setembro, na casas dos Irmãos Lassalistas, na Via Aurelia. Tivemos a presença de representantes das Irmãs Palotinas Romanas, Irmãs Palotinas Missionárias e Padres da Sociedade do Apostolado Católico. Estavam presentes palotinos nascidos em todos os continentes, cerca de quinze países. Porém, os países em que trabalham são mais de vinte. Éramos, ao todo, cinquenta e dois coirmãos entre padres e irmãs.

Antes de tudo, o estar em Roma é sempre uma experiência de recomeçar, tanto por visitar a terra onde se encontra o túmulo de São Pedro e São Paulo, onde está o sucessor de São Pedro, com todas as graças que aqui se podem conseguir, como, para nós palotinos, por visitar a Igreja onde está o Corpo de São Vicente Pallotti.

Os temas foram bastante adequados à situação atual: o Sínodo dos Jovens, a utilização dos meios de comunicação, a maturidade afetiva masculina e feminina, a perspectiva bíblica da complementariedade masculina e feminina no livro dos Gênesis, o acompanhamento pessoal e o carisma Palotino, pondo em realce o tema da colaboração e do acompanhamento.

Além da Eucaristia e adoração vividas em comum e dos temas muito bem trabalhados, a beatificação do nosso coirmão, o Pe. Richard Henkes, SAC marcou profundamente o clima espiritual do encontro.

Ao final, foram feitas algumas proposições que podem servir de base para futuras decisões dos superiores.

Só temos a agradecer copiosamente a Deus Amor e Misericórdia Infinita  e aos coirmãos que trabalharam na preparação deste encontro. Certamente ficará gravado na memória e no coração de todos os que nele participaram.

Pe. Marcelo, SAC