A Festa da Nossa Senhora do Carmo, padroeira da comunidade de Guapiaçu na paróquia de Cachoeiras de Macacu, foi celebrada em 16 de julho com procissão e Santa Missa presidida pelo Pe. Renato Dobek SAC. No fim da celebração as crianças e adolescentes da comunidade fizeram uma bonita coroação da padroeira da comunidade.

O Pe. Renato lembrou que pelo batismo todos fazemos parte da família de Deus. Todos temos a mesma Mãe, que é Mãe de Jesus. Maria ilumina, instrui, dirige e direciona o nosso coração. Precisamos querer nos colocar na presença de Deus. Maria com o escapulário protege todos seus filhos e filhas.
Segundo a tradição, no dia 16 de julho de 1251, São Simão Stock, superior dos Carmelitas, encontrava-se em profunda oração rogando por seus religiosos perseguidos quando a Virgem lhe apareceu com o hábito da Ordem na mão e entregou-lhe o escapulário, dizendo estas palavras: “ Filho querido recebe este escapulário de tua Ordem, sinal de minha amizade fraterna, privilégio para ti e todos os Carmelitas. Aqueles que morrerem revestidos com ele não padecerão o fogo do inferno. É sinal de salvação, amparo e proteção nos perigos e aliança de paz para sempre”. O grande crescimento da Ordem se deu graças à instituição do Escapulário de Nossa Senhora do Carmo, cujo uso se popularizou, em todo o mundo católico, pela fé e devoção à Maria Santíssima que conduz ao Cristo Jesus. O Papa Pio XII recomendou a devoção ao escapulário, símbolo da proteção da Mãe de Deus.