O 140KM

Peregrinação Mariana A Pé

21:45h do dia 09 de maio de 2019:

foi o registo do início da Peregrinação a Pé para Fátima. Peregrinos incríveis de Odivelas começaram a fazer um percurso que completaria 140Km chegando ao Santuário de Fátima. E esta chegada foi no Domingo dia 12 de Maio. Como peregrinos foram deixando muitas coisas para trás; aprenderam a não aprisionarem com as flores belas nas bermas do caminhos pois assim parariam e deixariam de caminhar até ao Santuário; e nem mesmo se prenderam com as lamentações dos incómodos das pedras, das bolhas nos pés, da chuva, do calor escaldante … nada puderam trocar a meta que é CHEGAR A CASA DA MÃE E CONVIDÁ- LA E LEVÁ-LA PARA ODIVELAS e estar em companhia por uns 4 meses!

Pois tem-se agora na nossa Comunidade Paroquial de Odivelas, a oportunidade de «conversar» de «dialogar» de «ouvir» Àquela que correu apressadamente ao encontro de seus filhos Odivelenses! Seja muito bem vinda oh MÃE PEREGRINA em nossa Cidade querida que é Odivelas! ÉS NO MOMENTO A NOSSA CONVIDADA SOLENE! Pois tens a nossas chaves!!! Entrem em nossas casas! Entrem em nossas famílias e em nossas vidas, oh querida e Boa Mãe.

Eis aqui uns testemunhas de peregrinos que relatam seu itinerário até ao Santuário de Fátima:

“Então é assim. …o propósito da minha ida na peregrinação geralmente é tentar repôr energias boas e fazer o meu próprio retiro para tentar pôr a vida num bom trilho com tempo para tudo um pouco….rir….chorar..brincar. …ajudar e principalmente ser ajudada. …pois aí está o que me aconteceu além de ser ouvida por quem mal me conhece, me aconselha me dá carinho e atenção sem querer nada em troca, ou aliás também procura um pouco de tudo isto…. Dentro de cada pessoa há sacrifícios e renúncias que ninguém vê mas todos os kms são vividos por mim com uma intensidade muito forte não só de pedir ajuda mas o que acontece é que no final tenho é que agradecer todas as vivências de toda gente cada qual com seu feitio mas o objectivo é igual encontrar a PAZ ,e confiança de tudo melhor.”

Testemunha de Marisa, a peregrina de Odivelas para Fátima

“Ao longo destes 140 Km percorridos, foram muitas as dores, as lágrimas, bolhas nos pés que por momentos nos tentavam travar o caminhar, mas, nesses momentos de mais desespero sozinha só rezava para que nossa Senhora que lhe desse a força para chegar ao pé dela para agradecer todas as graças e ajuda que  me tem dado; pensava que o segredo era só, que fosse vento, que fosse sal caminhar; mas, é a Mão da Mãe que dava um impulso a cada momento de dificuldade. Pela noite caminhamos com alguma chuva, com um pouco de sono, mas lá chegámos a Vila Franca (Cidade-paragem) para uma pequena pausa. Depois, de um pouco de descanso, tomámos o pequeno-almoço. Tivemos nesta peregrinação a graça de ter o padre Juliano acompanhar-vos onde os momentos de oração foram mais constantes. Ao longo destes 140Km percorridos houve muitas dores, lágrimas, bolhas nos pés que tentavam. Travar o caminhar, o seguir em frente, mas nesses momentos de mais desespero, sozinha, só rezava para que Nossa Senhora me desse a força para chegar ao pé dela para agradecer por todas as graças e ajuda que me tem dado e eu pensava: Meu Deus! Só tenho que caminhar! E fosse o vento ou fosse a mão da Mãe, o certo que ia sentido um impulso a cada momento de mais dificuldade.

Também foram momento descontraídos que juntos aos peregrinos nos tornaram fortes: juntos chorámos, sofremos, e juntos com alegria chegámos à Mãe! É sempre uma emoção a chegada! Chorámos e abraçamo-nos e agradecemos muito pelo objectivo concluído. Mas este ano foi diferente foi fomos buscar a Imagem Peregrina de Fátima para ficar em Odivelas, na nossa Comunidade Paroquial. E quando na Segunda feira (13/05/19) à tarde em Odivelas, cheguei ao lugar em que a Imagem estava a espera, e vi a mesma Imagem Peregrina, os três Pastores, os três Pastorinhos! Foi uma emoção. Entretanto todo aquele povo junto ao Monumento antigo que chama-se: `Padrão Senhor Roubado`, e que estava à espera do retorno de nós peregrinos, fiquei sem reação, foi lindo, senti que estava no Santuário de Fátima “em tamanho XS” ainda somado com uma linda procissão que só me apetecia proclamar em voz alta: Viva Nossa Senhora! Foi uma Peregrinação com um 13 de maio jamais esquecido.”

Testemunha de  Gina, a peregrina de Odivelas para Fátima.