Começa hoje na paroquia de São Benedito em Itaperuna a VI Assembleia Regional da Região Mãe da Misericórdia da Sociedade do Apostolado Católico (padres palotinos). Ela acontecerá de 12 a 16 de novembro de 2018. Durante a Assembleia será revisto questões que desafiam uma melhor maneira de servir a Igreja no carisma de São Vicente Pallotti. Os padres assumiram o tema Ano do Laicato, ou seja, “Cristãos leigos e leigas, sujeitos na ‘Igreja em saída’, a serviço do Reino” e o lema: “Sal da Terra e Luz do Mundo”, Mt 5,13-14.

A reflexão teológica que dá início ao encontro vai ser conduzida pelo Pe. Francis Constantino, da Diocese de Campos. Assembleia iniciou com a oração do terço da Misericórdia e com palavras do Superior Regional Pe. Estevão Lewandowski. Participam os membros da Região com consagração perpetua que trabalham no estado do Rio de Janeiro e o Reitor da comunidade local de Portugal e do Amazonas. O Conselheiro Geral Pe. Denilson Geraldo, representa o Conselho Geral. A Assembleia terminará no dia 16 de novembro com a solene celebração da festa da padroeira da Região, Mãe da Misericórdia. Pedimos para todos a intercessão de Maria, Rainha dos Apóstolos, a Mãe da Misericórdia, de nosso Fundador São Vicente Pallotti e de nossos bem-aventurados mártires José Jankowski e José Stanek, beata Elisabeta Sanna para que os frutos desta Assembleia ajudem a trabalhar com os leigos e atuar em todos os campos das nossas atividades, sendo para todos sal da terra e luz do mundo.

No primeiro dia participaram 22 padres da Região como também o Pe. Denilson, conselheiro geral de Roma representando o Conselho Geral e o Pe. Jankowski, ecônomo provincial representando o Conselho Provincial da Província Mãe de Poznan. Contamos com a presença dos representantes da Amazônia (Pe. Mantovani) e de Portugal (Pe. Stawicki). O Local da Assembleia é a Paróquia de São Benedito em Itaperuna, onde o pároco é o Superior Regional, Pe. Lewandowski. No segundo dia teremos a palestra das Irmãs da Congregação da Mãe da Misericórdia, da qual fazia parte a Santa Faustina. A Missa será presidida por Dom Roberto, bispo de Campos dos Goitacazes que fará a consagração do novo altar da Igreja paroquial de São Benedito, que está sendo ampliada.

13 de novembro foi um dia de espiritualidade com duas palestras das Irmãs Solange e Cristofora da Congregação de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia. Conseguiram transmitir a mensagem de encorajamento e emocionar os padres com a pregação no jeito feminino. Na parte da tarde tivemos os relatórios do Superior Regional, Pe. Estevão Lewandowski e do Ecônomo Regional, Pe. Josiel da Silva Azevedo. Respondendo a necessidade da Igreja sobre o trabalho missionário, conversamos sobre a possibilidade de assumir a missão no Mexico. Pe. Jorge Chmielecki declarou a disposição de assumir a missão no México. A Santa Missa foi presidida pelo Reitor da Comunidade de Portugal, Pe. João Pedro Stawicki, que também fez a tradução da homilia do Pe. Piotr Hubert Jankowski, Ecônomo da Província da Anunciação do Senhor e representante do Conselho Provincial desta Província para a nossa Assembleia.

No dia 14 de novembro a Assembleia começou com a palestra do Pe. Piotr Hubert Jankowski, Ecônomo da Província da Anunciação do Senhor e representante do Conselho Provincial desta Província na Assembleia. Ele tratou de três assuntos. O primeiro foi a questão da independência da Região. Está seria uma forma de maturidade da Região e a plena autonomia na tomada de todas as decisões. A Província vai continuar apoiando os projetos da Região e a colaboração pessoal na questão dos padres poloneses, inclusive na possibilidade de eventual envio de novos missionários. O segundo tema foi da colaboração material e a ajuda aos poloneses durante sua permanência nas férias. Para este fundo vai servir o dinheiro procedente das aposentadorias pagas pelo governo polonês para os padres de origem Polonesa que pertencem a Região. Na discussão o Superior Regional, Pe. Estevão Lewandowski, sugeriu que este fundo precisa ser aumentado para servir para esta finalidade e por isso pediu que a Província continuasse a pagar o pecúlio de férias dos padres por pelo menos dois anos. Estes detalhes devem ficar acertados na elaboração final do convênio.

A terceira questão foi o pedido da Província que a Região aceitasse por dois anos a missão no as México enviado um ou dois missionários, mas recebendo certa recompensa da Província. O debate foi favorável para esta questão. Em seguida foram apresentados os diversos relatórios: dos reitores das comunidades locais, das casas de formação e dos Secretários do Secretariado do Apostolado, da Formação, das Missões e da Divina Misericórdia. Também o Pe. Cristóvão Sopicki apresentou o seu trabalho na organização das peregrinações palotinas. Na parte da tarde chegou o Pe. Jacinto Wójcik, que tinha passado alguns problemas de saúde. Ele veio com três seminaristas palotinos. A Santa Missa foi celebrada na comunidade de Nossa Senhora Mãe da Misericórdia e São Vicente Pallotti, que faz parte da Paróquia de Santa Rita. Esta é a primeira igreja dedicada à Padroeira da nossa Região. O dia terminou com um jantar oferecido pelo pároco local, o Pe. Jurandir do Nascimento.