Luz da Paz de Belém em Odivelas

Há mais de dois mil anos, nasceu em Belém uma Luz que encheu de esperança toda a Humanidade. Hoje o mundo vive entre conflitos, guerras e egoísmos que nos fazem esquecer a mensagem de paz e amor que Jesus nos deixou. A iniciativa da Luz da Paz de Belém, surgiu como um programa de beneficência com o nome Luz na Escuridão, dedicado a apoiar crianças necessitadas na Áustria. Desde então, todos os anos, uma criança oriunda do norte da Áustria recolhe a Luz na gruta da Natividade em Belém, onde Jesus nasceu, e leva-a para a Áustria onde esta é partilhada numa grande cerimónia ecuménica realizada em Viena.

Delegações escutistas e de Guias de toda a Europa participam na celebração de Viena para levar a Luz aos seus respectivos países, como uma mensagem de Paz. Nas suas terras, as Guias e os Escuteiros têm partilhado a Luz e levam a Luz a outras igrejas, casas particulares, hospitais, residências de idosos, prisões, lugares públicos e de importância cultural e política ou a qualquer lugar onde seja apreciado o seu significado.

Neste domingo, dia 4 de janeiro de 2015, na igreja Matriz da paróquia de Santíssimo Nome de Jesus em Odivelas aconteceu a cerimónia de apresentação e partilha da Luz da Paz de Belém. Os escuteiros de agrupamento 69 junto com seu chefe Pe. José Zavorski SAC partilharam com paroquianos de Odivelas a Luz da Paz de Belém, pois ela é-nos confiada não para ser conservada mas sim para ser dada aos outros, para que essa “Luz” alcance o maior número de pessoas.