No Santuário da Divina Misericórdia, nos dias 6 a 8 de junho de 2014, realizou-se o II Congresso Arquidiocesano da Divina Misericórdia.

Às 15 foi rezado o Terço da Divina Misericórdia, e logo em seguida Pe. Jan Sopicki SAC, fez a palestra com o tema do Congresso: ” Misericórdia: é ser devoto ou bom samaritano?” Os jovens apresentaram uma peça sobre Santa Faustina. A Santa Missa, foi celebrada pelo Cardeal Arcebispo do Rio de Janeiro, Dom Orani João Tempesta. Com emoção recebemos a visita da relíquia de S. João Paulo II que contém uma gota do seu sangue, retirado ainda em vida, e o mármore da sua lápide, antes da exumação, do seu corpo.

No segundo dia do Congresso a Santa Missa foi celebrada pelo Superior Regional Pe. José Rodriguez SAC com as presenças: do pároco da Divina Misericórdia, Pe. Cristóvão Sopicki SAC, Pe. Sandro Souza MIC, Reitor do Santuário Nacional da Divina Misericórdia, Pe. Daniel Luz Rocchetti, reitor do Seminário Maior Palotino, e Pe. Jan Sopicki SAC, reitor do Santuário Arquidiocesano da Divina Misericórdia. O tema da palestra de pe. Jorge Chmielecki SAC foi: São João Paulo II e a Misericórdia. Sidney Eduardo deu seu testemunho de que para Deus nada é impossivel. A medicina norte americana não consegue explicar como ele pode mexer, pernas e braços, depois da gravidade do acidente que sofreu, tendo ficado tetraplégico. Pela intercessão de Santa Faustina (que ele também não conhecia). A grande cura foi a da sua alma.

Pe. Antonio José, paróco da paroquia de Nossa S. Rainha de Todos os Santos, falou sobre o papa Francisco e a misericórdia na prática da vida. Pe. Daniel Rocchetti em sua palestra falou da “Oração e Obras de Misericórdia na vida de São Vicente Pallotti”. O Cenáculo começou após um delicioso jantar (obrigada ECC!), sem esquecer a memória de Nossa Senhora Rainha dos Apóstolos representada num belíssimo banner. A igreja parcialmente apagada ouvimos Pe. Daniel Rocchetti dizer que os antigos cristãos assim se preparavam para a Vigília de Pentecostes. Acendíamos nossas velas no Círio Pascal (lembrança do batismo) e deixávamos queimando pelo fogo do Espírito Santo tudo aquilo q temos no coração e que não é agradável a Deus. A vigília em seguida foi para o Seminário Maior, onde seguiu até o amanhecer.

Como a igreja estava ocupada com as celebrações das Missas, as palestras foram feitas em 3 locais diferentes. Pe. Sandro Souza MIC, falou-nos sobre a Beata Teresa de Calcutá. Diácono Melquisedec sobre Irmã Dulce, e o Postulante Fabiano, apresentou uma palestra sobre a Beata Madre Esperança. A Santa Missa de encerramento foi celebrada por Dom Paulo César. A Mãe de Deus e nossa, Rainha dos Apóstolos, nos conduziu ensinando-nos a fazer o que Seu Filho nos pediu. Obrigada Senhor da Misericórdia por nos permitir realizar o II Congresso Arquidiocesano da Divina Misericórdia.
Marita Veiga
Damato fotos