Hoje, dia 1 de Dezembro de 2013, celebrou-se a Dedicação da Igreja S. José Operário, na Arroja, Odivelas, que foi presidida pelo Exmo. Senhor Patriarca de Lisboa, D. Manuel Clemente. . A cerimónia teve início pelas 10h, no átrio da igreja, que se encontrava com a porta fechada, despida e sem fiéis. Após uma breve introdução o Sr. Eng.º Nuno André da empresa construtora, entregou as chaves ao Sr. Patriarca que por sua vez entregou-as ao Pároco de Odivelas, Padre Jan Pietrus, SAC, passando este a abrir a porta da igreja.
A cerimónia decorreu conforme o Ritual da Dedicação da Igreja do Pontifical Romano. A igreja ficou completamente lotada contando com a presença da Sra. Presidente da Câmara Municipal de Odivelas, o Sr. Presidente da Junta de Freguesia, a Sra. Diretora da Escola Manuel Coco (escola primária que nos acolhe à 2 anos para efeitos de catequese) e de alguns fiéis de idade mais avançada que pensavam já não ser possível assistir a esta celebração. Momentos como os vividos hoje tornam-se especiais para as jovens gerações, pois é o colmatar de um espírito de serviço, comunhão, humildade e acima de tudo muito amor, que vem desde há muitos anos nesta Comunidade. Poder ver e partilhar este dia com aqueles que deram início a este sonho, faz com que os jovens sintam o peso da responsabilidade que se faz sentir em cada lágrima e sorriso. Foi uma grande felicidade e um estado de graça assistir a uma celebração que é um sonho tornado realidade após 24 anos de persistência.
Para além de uma missa completamente diferente do que estamos habituados, é muito comovente ver entrar os livros, toalhas, velas, flores, hóstias, galhetas, após as respectivas, bençãos, unções, incensões, e a igreja ficar mais bonita e decorada conforme estamos habituados e de acordo com um ritual. Sentimos que assistimos a momentos únicos, um dia histórico para esta Comunidade e para nossa Paróquia de Odivelas. Que a Igreja, pedras vivas que somos todos nós, com esta nova casa de Deus e a presença do Senhor na nossa Comunidade, nos faça crescer na fé e permanecer no Seu amor. S. José, rogai por nós!
Ana Maria Neto